Gabriel Sousa Marques de Azevedo nasceu em 12 de março de 1986, no quarteirão da Rua Tupis com Rua Rio de Janeiro, onde vive até hoje. É filho de Maria do Carmo Sousa, a Dona Carminha, de Araguari, e Gilson Marques de Azevedo, o Sô Gilsu, de Pirapora.
Dona Carminha veio de Araguari para Belo Horizonte quando sua família deixou de ter condições de se manter no interior. Estudando na capital mineira, enviava recursos para a família que ficou no Triângulo até conseguir trazer todos para Belo Horizonte. Se formou em educação física, se tornou professora e funcionária pública da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.
Gilson, caixeiro viajante, mudou para Belo Horizonte para acompanhar a mãe, costureira, e passou a trabalhar na Secretaria de Segurança Pública. Nas entradas e saídas do trabalho, ainda com o Governo de Minas sediado na Praça da Liberdade, conheceu Carminha. O casal teve dois filhos: Gabriel e Júlia.
Gilson e Carminha tiveram ajuda dos pais de Dona Carminha, avós maternos de Gabriel e Júlia, para criar os filhos. Com os avós, Gabriel cresceu no centro da cidade, com o Parque Municipal como área de lazer. Estudou no Instituto de Educação de Minas Gerais até ingressar no Colégio Militar de Belo Horizonte.
No Colégio Militar, presidiu a Sociedade Recreativa Literária (2003/2004), o Clube de Artes Cênicas e Literárias (2002/2004) e o Grêmio de Cavalaria (2001/2004). Lembra, com orgulho, de quando conseguiu recursos e apoios para, ainda como estudante, reformar e reestruturar o espaço dedicado ao hipismo no Colégio.
Ingressou no curso de Publicidade e Propaganda na PUC Minas, onde obteve seu bacharelado em Comunicação Social. Posteriormente, se formou também em Jornalismo. Simultaneamente, estudou Direito nas Faculdades Milton Campos, onde se formou bacharel, advogado e, depois, mestre em Direito. Foi Secretário de Comunicação na CORED-MG e Secretário de Comunicação na FENED. Foi Presidente do Diretório Acadêmico Orozimbo Nonato, na gestão Ritmo. Foi Assessor da Presidência e hoje é conselheiro do Clube Atlético Mineiro.
Em 2011, foi convidado pelo então governador Antonio Anastasia para assumir o cargo de Subsecretário da Juventude do Governo do Estado de Minas Gerais. Coordenou projetos de juventude, contribuindo para a redução da criminalidade e de homicídios em Belo Horizonte com programas como o Fica Vivo, e para a redução da evasão escolar na região metropolitana com o Poupança Jovem. Na subsecretaria, atendendo a demandas da juventude mineira, ouvida em fóruns por todo o estado, conseguiu os recursos e viabilizou pessoalmente a construção do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte. No ano de 2014, o Governo de Minas, representado por Gabriel e o então governador Alberto Pinto Coelho, entregou a estrutura ao município de Belo Horizonte, que é o responsável pela operação.
Depois do governo, terminou seu mestrado na Faculdade Milton Campos e iniciou a carreira de professor na Milton Campos, Newton Paiva e Faculdade Batista, lecionando Direito Constitucional e Direito Internacional Público. Além de professor, é Head of Institutional Relations & Public Policy na Jusbrasil, startup que busca revolucionar o acesso à justiça.
Após a experiência acadêmica, no setor privado e no setor público, conhecendo na teoria e na prática as estruturas políticas, resolveu inovar e apresentar a Belo Horizonte uma candidatura independente, como alternativa ao modelo partidário atrasado atual.