Educação: Modelo Australiano

Você está em:

2 POST EDUCACAO 1


Ideia

Formar turmas de alunos por matéria e não por idade ou ano de ingresso, promovendo a eventual reprovação dos alunos nos conteúdos em que não for aprovado, sem obrigar a repetição de conteúdos que ele já domine.


Exemplo Implementado

  • Na Austrália os alunos se deslocam até as salas dos professores e são agregados segundo a sua proficiência em cada área do conhecimento;
  • No Brasil, os cursos superiores funcionam assim, reunindo os alunos por matéria e não por ano de ingresso.

Possíveis Dificuldades e Soluções

Riscos

  • Resistência dos professores, em virtude da prática já cristalizada;
  • Possibilidade de os alunos com maturidade pouco desenvolvida não terem a oportunidade de retomar todo o conteúdo adequado a seu momento de formação pessoal.

Soluções

  • A experiência não deveria ser universalizada imediatamente, mas testada em escolas escolhidas para avaliação do sistema;
  • O nível de evasão e a qualidade da formação efetiva dos alunos tem demonstrado que o modelo atual não tem alcançado os resultados projetados.

Impacto Esperado

  • Estimular o aluno ao evitar a sua reprovação em todas as matérias por não ter atingido os resultados em uma delas;
  • Melhorar o desempenho geral da turma por manter o público sempre nivelado em condições de apreensão do conteúdo;
  • Permitir aos professores um melhor trabalho com o ambiente da sala de aula, já que ao não ter de se deslocar o professor pode preparar o ambiente com os recursos que lhe sejam mais adequados.