Ideia
Formar turmas de alunos por matéria e não por idade ou ano de ingresso, promovendo a eventual reprovação dos alunos nos conteúdos em que não for aprovado, sem obrigar a repetição de conteúdos que ele já domine.
Exemplo Implementado
- Na Austrália os alunos se deslocam até as salas dos professores e são agregados segundo a sua proficiência em cada área do conhecimento;
- No Brasil, os cursos superiores funcionam assim, reunindo os alunos por matéria e não por ano de ingresso.
Possíveis Dificuldades e Soluções
Riscos
- Resistência dos professores, em virtude da prática já cristalizada;
- Possibilidade de os alunos com maturidade pouco desenvolvida não terem a oportunidade de retomar todo o conteúdo adequado a seu momento de formação pessoal.
Soluções
- A experiência não deveria ser universalizada imediatamente, mas testada em escolas escolhidas para avaliação do sistema;
- O nível de evasão e a qualidade da formação efetiva dos alunos tem demonstrado que o modelo atual não tem alcançado os resultados projetados.
Impacto Esperado
- Estimular o aluno ao evitar a sua reprovação em todas as matérias por não ter atingido os resultados em uma delas;
- Melhorar o desempenho geral da turma por manter o público sempre nivelado em condições de apreensão do conteúdo;
- Permitir aos professores um melhor trabalho com o ambiente da sala de aula, já que ao não ter de se deslocar o professor pode preparar o ambiente com os recursos que lhe sejam mais adequados.