
Ideias
Entrega, a iniciativa privada, da gestão predial das estruturas públicas, incluindo as atividades de manutenção predial, limpeza, segurança, atualização de infraestrutura de tecnologia e de equipamentos, mesmo quando a atividade principal seja ainda diretamente exercida pelo Estado.
- Escolas
- Hospitais
- Postos de saúde
- Repartições em geral
Exemplo Implementado
Alguns projetos de Parceria Público Privada hospitalar envolvendo fundações e associações sem fins lucrativos – como as feitas à Rede Sara ou à Rede São Camilo, demonstram a melhoria da qualidade da infraestrutura, quando entregue ao particular.
Possíveis Dificuldades e Soluções
Riscos
- Custo elevado ao poder público;
- Falta de interesse da iniciativa privada.
Soluções
- Essa verificação dependerá de validação empírica, mas é bastante evidente que a corrupção e a falta de eficiência deveriam justificar ganhos de produtividade no exercício;
- A lógica outsourcing vem dominando o mercado e a questão certamente seria a margem de remuneração. Mais uma vez, é necessária validação empírica, que tende a superar a dificuldade pelos custos de ineficiência da máquina estatal, sempre justificando a execução pela iniciativa privada a custos menores.
Impacto Esperado
- Melhoria da qualidade de infraestrutura predial e técnica da atividade pública;
- Diminuição do número de contratos isolados entre Poder Público e particulares, com diminuição dos espaços para corrupção e facilitação da ação dos agentes de controle.