Diário de Campanha

Diabos também dizem X

Aquela brincadeira boba de dizer X na hora do clique, na hora de posar pra foto.

Nos Estados Unidos, trocam o X pelo “cheese” (queijo).

Amiga minha, empresária seriíssima, competente, poderosa; nos momentos de descontração e da foto entre amigas, troca X e “cheese”, por “pênis”….

Foto é uma coisa engraçada, para não dizer falsa. Nem algumas do fotojornalismo escapam. Tem muita foto forjada.

Nunca gostei de posar para fotos. Gosto apenas das instantâneas, as naturais, que pegam a gente de surpresa. E olhe lá… Fotos posadas são ridículas, quase forçadas.

Namoradas que gostam de posar para fotos, nesta hora, são um suplício. Elas ficam muito melhor quando surpreendidas e devidamente nuas…

Uma imagem vale mais que mil palavras? Sim e não.

Há controvérsias. Nem sempre. Já viram turistas em frente a um monumento? Às vezes mal viram a Torre Eiffel, por exemplo, subi-la então, nem pensar! Mas lá estão eles em frente à torre, sorridentes, falando X ou pensando em “pênis”, afinal, torres são bem fálicas. Aí, a figura volta pro Brasil e mostra a foto como se fosse íntima do monumento. Uma vez, amigo meu, foi ao museu do Louvre só para posar em frente à Monalisa. Saiu de lá direto para o aeroporto. Essa foto, vale alguma coisa? Pra mim não. Quer dizer nada.

Esta questão é tão melindrosa que vou além. Tenho fotos minhas e nem me lembro onde estava, com quem e quando… Já não querem dizer nada. Uma foto com um ídolo, que muita gente adora postar no Facebook. É um segundo, a celebridade faz mil por dia e nem sabe quem é você. A foto está lá, você pode dizer que o famoso ou famosa é teu chegado, chegada?

Agora, fotos de políticos com malas ou cuecas de dinheiro dizem muita coisa… Como também mostrou aquela gravação, aquele grampo, entre Lula e Dilma, com ela oferecendo cargo de ministro para ele escapar da cadeia; aquela conversa que acaba com a profecia de Lula, para Dilma: “Tchau, Querida”.

Tenho fotos com Aécio Neves, José Serra e Antonio Anastasia. Se bobear, sem o aviso de assessores, eles nem sabem quem sou eu. Mas a foto está lá, amigos de infância…

Já a foto de Lula apertando a mão de Maluf, sob as bênçãos de Fernando Haddad quer e diz muita coisa porque não foi fato isolado, muito pelo contrário. Tinha história e teve continuidade.

Stálin mandava tirar seus antigos colaboradores/amigos, das fotos oficiais, históricas, documentais; quando brigava com eles ou antes de mandar matá-los… Eis aí o outro lado da foto falsificada, a que é editada, limpa, alterada.

Fotos podem ainda ser falsas, manipuladas ou sujeitas a Photoshop.

E por aí vai, numa discussão e exemplos sem fim.

Por que tudo isso?

Porque a “inveja é uma merda”, como dizia aquele adesivo nos táxis, antes da chegada do Uber…

Porque chegou a hora dos desesperados que, com medo de perder as eleições, começam a usar os golpes baixos. Como fizeram com o Gabriel agora, postando em tudo que é lugar, se bobear até em postes, uma foto dele, com o “vilão número 1 do Brasil”, Eduardo Cunha.

Vilão para os filhos ingratos! Eu adoraria ter uma foto com Eduardo Cunha e teria orgulho de exibi-la até em porta retratos. É um canalha? Sim! É nosso “malvado favorito”? Sim. Mas eu não sou Gabriel, não sou candidato e o politicamente, literalmente, correto, exige que todos odeiem Eduardo Cunha. Além disso, cada cabeça uma sentença.

Não vou explicar aqui o contexto da foto. Gabriel já explicou que foi durante discussões sobre a Reforma Política. Gabriel não estava com Eduardo Cunha maquinando, conspirando, trocando senhas suíças… Gabriel estava com o então presidente da Câmara dos Deputados.

Era o Gabriel? Era. Era o Eduardo? Era. Na mesma foto e sorridentes? Sim. E daí? Isso quer dizer o que? Outra coisa e, ao mesmo tempo, nada. Pode significar muita coisa, menos que eram cúmplices. Que dividem ideias e objetivos. Como diria Freud, “às vezes um charuto é só um charuto”, não é inveja ou desejo do pênis ou a Torre Eiffel na boca

Mas, quem tá desesperado, se afogando, agarra os sobreviventes, não para se salvar, mas para afogá-lo também. É a arma dos covardes.

Mais que ninguém sei disso. Quantas vezes o que escrevi já não foi deturpado, uma frase tirada do contexto, com o único fim de provocar a cizânia e me prejudicar? Já perdi as contas… Imagens também não verdades absolutas.

ps: Já vi foto do Lula com o ex Papa Bento XVI. Foi por isso que Bento renunciou? Esta foto quer dizer que Bento recebeu mensalão ou estava na lista de propinas do Petrolão?